Notice: Undefined variable: this in /var/www/vhosts/jocelicoan.com.br/httpdocs/cake/libs/set.php on line 650 Cabala e o Livre Pensar - Joceli Coan Ir direto para o Conteúdo

Joceli Coan

Coan


Cabala e o Livre Pensar

Cabala e o Livre Pensar


Joceli Coan


Estamos passando por um novo ciclo de vida na terra. Os conflitos étnicos, religiosos e políticos estão voltando com muita força e vigor.
A Cabala orienta, que, para receber a luz do divino devemos em primeiro lugar ser tolerantes com os opositores, escutar seus pontos de vistas para ver e sentir se existem possibilidades de aceitar seus argumentos e ou desprezar.
As contingências de aceitar o antagonismo é uma prova de evolução moral, espiritual e social.
Vemos algumas religiões que em nome de D`us, assassinam opositores por conceitos próprios, sem respeitar o diferente em suas crenças e culturas.
Na política não é diferentes. Visões distorcidas da realidade do mundo contemporâneo. Nunca na história brasileira, o desvio de condutas estiveram tão grande como estamos passando no momento. Sempre vem os filósofos, assistentes sociais, economistas e políticos dando explicações destas demandas.
Na realidade, o Brasileiro necessita de formação nos bancos escolares de civismo e saber o que é viver o coletivo sem ferir quem estiver ao seu lado. A disciplina cultural familiar, foi substituída por leis globais, interferindo na essência de liberdade de ir e vir.
Estamos criando padrões de educação universal, focando a liberdade excessiva, principalmente os jovens em formação de personalidade. O conceito de família está mudando e estamos sem norte de orientação de como devemos agir na coletividade. As referências do cidadão comum, passaram a serem os políticos corruptos, religiosos com desvio de condutas, leis e instituições que defendem conceitos estabelecidos e sem muita coerência com o mundo atual. Falta boas referências sociais saudáveis.
Quanto maior for a amplitude, maior o rigor nos procedimentos de controle social, sem desprezar o antagônico, com ampla possibilidade de defesa de qualquer ponto de vista.
Hoje a educação familiar está sendo substituída pela educação do estado. O que mais me preocupa são as leis que venham tirar a liberdade de defesa, achando que somente um modelo politico de estado é o único detentor do correto.
Para mim, a democracia só existe, quando houver ampla e possibilidade de defesa do contraditório, e não somente por uma ideologia única verdadeira.
Minha maior angústia é exatamente isto. Há sinais claros que estamos caminhando para os mesmos princípios da época de Hitler.
A luta de classe está sendo instaladas por partidos que querem se perpetuar no poder a todo custo. Se alguém ganha um pão de graça, alguém teve que suar para plantar, colher, moer e fazer o pão do trigo.
Na Cabala ensina que devemos ser prudentes aceitando o antagônico. Portanto troca de poder, é aceitar, é evolução espiritual, moral e político. O socialmente correto, para uma sociedade pluralista, é evitar impor suas convicções aos antagônico. Até as leis religiosas estão sendo colocadas de lado. “Ganharás o teu pão com suor de teu rosto.” Cristo. É esmola para todo lado. Estamos criando um país de malandro, ganho fácil. Banalizamos o dinheiro. Para ganhar recursos para sobreviver, não é necessário mais trabalhar.
Temos exemplos em nossos vizinhos. Pensar diferente, é excluído e ou preso. Falar a verdade passa a ser um ato de heroísmo.
Temos países na América Latina como uma verdadeira prisão. Estado determina o que cada um deve fazer e como agir sem livre iniciativa. Portanto, países com comandantes, sem espiritualidade e sem senso de coletivo. Individualistas e avarentos na essência. Ganham o povo com esmola e ou controle efetivo da individualidade, repressão. Membros da própria família entregam parentes, aos órgãos repressores se pensarem diferente do estabelecido por um único partido de estado.
“Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário”. George Orwell.
Vemos o ex-presidente, incansável com sua arrogância, único dono da verdade, dele, e ou para seus adeptos. Esquece que existem milhões de brasileiros que pensam diferente de seus conceitos. Condenar o STF pela decisão tomada, é querer ficar acima da lei e da ordem institucionalizada.
Como leigo, foi dado ampla possibilidade de defesa, televisionado e todos puderam chegar a um veredito do envolvimento e ou não dos presos atuais e que foram os mesmos que tentaram instalar o comunismo num passado recente.
A espiritualidade elevada está relacionada ao aceitar o diferente de pensar. O recebimento de luz com mais intensidade, depende de cada um elevar seu pensamento ao alto, observando as contingências a nossa volta e as possibilidades da individualidade de cada ser.
Cada pessoa é única, e eu não tenho direito de tirar esta individualidade. Isto é divino.
Que o diga Dalai Lama.


Joceli Coan. Todos os Direitos Reservados.

Desenvolvimento BURN